Mais de 37 mil tocantinenses farão o Enem 2025 neste domingo
Terão início neste domingo (9) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que contará com 4,8 milhões de participantes em todo o país. No Tocantins, 37.652 pessoas tiveram as inscrições confirmadas, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na rede estadual de ensino, dos 16.350 estudantes que estão concluindo o ensino médio, 11.485 estão inscritos no exame — o que representa 70,2% dos alunos. O índice é considerado positivo pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que destacou o empenho das escolas na preparação dos jovens.
Primeiro dia de provas
A primeira etapa do Enem será aplicada neste domingo (9), a partir das 13h30 (horário de Brasília). Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h. A consulta do local de prova pode ser feita na Página do Participante, disponível no site do Inep.
Neste primeiro dia, os candidatos farão as provas de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O uso de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente é obrigatório.
O que levar e o que apresentar
Os candidatos devem portar documento oficial de identificação com foto, podendo ser:
- Carteira de Identidade (física ou digital);
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (física ou digital);
- Carteira de Trabalho;
- Identificação profissional emitida por conselho de classe.
Também são aceitos o e-Título, CNH digital, RG digital e o CIN digital.
Segunda etapa e exceções
A segunda prova do Enem será aplicada no domingo seguinte, 16 de novembro. Apenas os participantes de Ananindeua e Marituba (PA) terão datas diferentes — 10 e 21 de novembro —, por conta da realização da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
“O Enem é uma porta para o futuro”, destaca Seduc
A gerente do Ensino Médio da Seduc, Iane Dias de Oliveira, reforçou a relevância do exame para os estudantes tocantinenses.
Sobre o Enem
Criado em 1998, o Enem tinha como objetivo inicial avaliar o desempenho de concluintes do ensino médio. A partir de 2009, passou a ser também um dos principais mecanismos de ingresso no ensino superior.
As notas do exame podem ser utilizadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e a programas de intercâmbio e financiamento estudantil.
O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).







COMENTÁRIOS