Araguaína encerra 2025 com entrega de obras em saúde, educação, infraestrutura e habitação
A cidade de Araguaína encerrou o ano de 2025 com a entrega de um volume expressivo de obras nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura Urbana e Habitação. De acordo com a Prefeitura, os investimentos tiveram como foco a melhoria da qualidade de vida da população e a ampliação dos serviços públicos.
Na área de infraestrutura urbana, o principal destaque foi a entrega da primeira etapa da Avenida Governador José Wilson Siqueira Campos, considerada a maior obra de infraestrutura urbana em execução no Tocantins. O trecho, com quase três quilômetros, liga a Via Norte à Avenida Castelo Branco. A segunda etapa, já em andamento, ampliará a avenida para mais de sete quilômetros, beneficiando diversos bairros e melhorando a mobilidade urbana.
O projeto prevê ainda ciclovias, parques de preservação, bacias de detenção e ações de proteção das nascentes do córrego Neblina. A avenida fará a ligação entre a Via Norte e a região do Parque Cimba, com acesso a bairros como Araguaína Sul, Maracanã, Universitário, Setor Barros, Parque Bom Viver, Residencial Costa Esmeralda e à BR-153. A Prefeitura também mantém obras de pavimentação em bairros como Universitário, Nova Araguaína e Urbanístico, com implantação de drenagem pluvial e calçadas acessíveis.
Na saúde, foram entregues a nova sede da Vigilância Sanitária, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no setor Araguaína Sul 2 e reformas em outras unidades. A nova UBS recebeu investimento de R$ 450 mil do Tesouro Municipal e conta com seis consultórios médicos, consultório odontológico, sala de procedimentos, vacinação, farmácia e estrutura acessível à população.
No setor de educação, os investimentos realizados ao longo de 2025 irão ampliar, a partir de 2026, o número de vagas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino. O município entregou o novo Centro de Educação Infantil (CEI) Charliete Dias Ferreira da Cunha e promoveu reformas e ampliações em outras unidades. Com as ações, Araguaína prevê a oferta de 7.265 vagas de tempo integral em 2026, sendo 4.260 no Ensino Fundamental e 3.005 na Educação Infantil.
Na área de habitação, foi entregue a primeira etapa do Residencial Parque do Lago 3, que prevê 314 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Também estão em construção 416 apartamentos próximos ao Centro da cidade, destinados a famílias de baixa renda, com acompanhamento da Defensoria Pública, OAB e Caixa Econômica Federal.
Outras obras entregues em 2025 incluem o Novo Mercado Municipal, o Centro de Convenções, o Centro de Canoagem e a revitalização da Praça das Bandeiras. O Mercado Municipal recebeu investimento de aproximadamente R$ 8,2 milhões e passou a contar com dois pavimentos e 105 boxes comerciais. Já a Praça das Bandeiras ganhou nova iluminação, acessibilidade, paisagismo e pontos comerciais.
Para 2026, a Prefeitura informou que mantém obras em execução, como a reforma de Unidades Básicas de Saúde, a construção da sede própria do CAPS AD III, além da ampliação de unidades escolares e da Clínica Escola Mundo Autista.







COMENTÁRIOS