Seja bem-vindo
Araguina,27/12/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

HDT-UFNT recebe autorização para novas residências médicas em Nefrologia e Neonatologia a partir de 2026


HDT-UFNT recebe autorização para novas residências médicas em Nefrologia e Neonatologia a partir de 2026

 O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFNT), vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu autorização para implantação de dois novos programas de Residência Médica a partir de 2026. As novas especialidades aprovadas são Nefrologia e Neonatologia, ampliando para nove o total de residências ofertadas pela unidade, que passará a disponibilizar 18 vagas por ano.




O programa de Nefrologia contará com uma vaga anual, enquanto a residência em Neonatologia ofertará cinco vagas. As novas áreas somam-se às residências já existentes em Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Medicina Intensiva Pediátrica, com duração de dois anos; além de Infectologia, Medicina Intensiva, Pediatria e Oftalmologia, com duração de três anos.




Com a expansão, a expectativa é aumentar progressivamente o número de médicos especialistas atuando no Tocantins, fortalecendo a rede assistencial e contribuindo para melhoria dos serviços de saúde prestados à população.




A gerente de Ensino e Pesquisa do HDT-UFNT/Ebserh, Danielle Pereira, destacou a relevância do avanço.


“A abertura das residências em Nefrologia e Neonatologia no HDT-UFNT representa um avanço estratégico para o hospital, para a UFNT e para toda a região. Os novos programas fortalecem a formação acadêmica dos médicos residentes, ampliando a qualificação profissional, a integração ensino-serviço e a produção de conhecimento. Ao mesmo tempo, contribuem diretamente para a melhoria da assistência, garantindo cuidado mais especializado, resolutivo e humanizado aos pacientes. Trata-se de um passo fundamental para consolidar o HDT como hospital de ensino e referência em saúde”, afirmou.






Sobre a Ebserh






O HDT-UFNT integra a Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal administra atualmente 45 hospitais universitários federais em todo o país, contribuindo para o fortalecimento da assistência à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), além de apoiar a formação profissional e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.





COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.