TJTO empossa oito novos desembargadores e realiza maior ampliação da história da Corte
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quinta-feira (18), a maior ampliação já registrada em sua composição. Durante sessão administrativa, foram eleitos e empossados oito novos desembargadores, elevando para 19 o número de membros que compõem o órgão máximo do Judiciário tocantinense.
A ampliação é resultado da Lei Complementar Estadual nº 153/2024, que aumentou o total de vagas de 12 para até 20 desembargadores. Das oito vagas criadas, sete foram preenchidas durante a sessão e uma segue reservada ao quinto constitucional da advocacia, que será ocupada após a definição da lista tríplice pela OAB Tocantins. Também foi preenchida a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador João Rigo.
Antes da sessão, foi entregue a reforma do Salão da Liberdade, local onde ocorrem as sessões do Tribunal Pleno, que passou por adequações estruturais para receber os novos membros e ampliar a capacidade de público.
Critérios de escolha
Os novos desembargadores foram definidos com base nos critérios de antiguidade e merecimento, conforme previsto na Constituição Federal e nas normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do próprio TJTO. No critério de merecimento, foram avaliados pontos como produtividade, desempenho técnico, conduta funcional e atuação na magistratura.
Duas das vagas por merecimento foram destinadas exclusivamente a magistradas, como medida para ampliar a participação feminina no segundo grau de jurisdição.
Tomaram posse, por ordem de antiguidade:
• Márcio Barcelos Costa
• Nelson Coelho Filho
• Gil de Araújo Corrêa
• Gilson Coelho Valadares
• Silvana Maria Parfieniuk
• Luiz Zilmar dos Santos Pires
• Edilene Pereira Amorim Alfaix Natário
• Hélvia Túlia Sandes Pedreira
Discursos e compromissos
Durante a sessão, a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ressaltou que todo o processo ocorreu com transparência e responsabilidade institucional. O decano da Corte, desembargador Marco Villas Boas, destacou que a ampliação permitirá ao Tribunal incorporar magistrados com grande experiência no primeiro grau, fortalecendo a prestação jurisdicional.
Em nome dos empossados, o desembargador Márcio Barcelos Costa, o mais antigo do grupo, destacou o compromisso com maior celeridade, acessibilidade e efetividade na Justiça tocantinense, além da defesa da Constituição, da democracia e dos direitos fundamentais.
Por decisão dos próprios eleitos, não houve sessão solene. Todos foram empossados imediatamente após a eleição.
Juízes substitutos
Na mesma sessão, o Tribunal Pleno aprovou a indicação de quatro juízes substitutos temporários de desembargadores:
• Rubem Ribeiro de Carvalho;
• Odete Batista Dias Almeida;
• Maria Celma Louzeiro Tiago;
• Ana Paula Brandão Brasil.
Nova composição do Tribunal Pleno
Com as mudanças, o Tribunal Pleno passa a contar com 19 membros, incluindo a presidente Maysa Vendramini Rosal e os novos integrantes.






COMENTÁRIOS