Seja bem-vindo
Araguina,27/12/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

TJTO empossa oito novos desembargadores e realiza maior ampliação da história da Corte


TJTO empossa oito novos desembargadores e realiza maior ampliação da história da Corte

 O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quinta-feira (18), a maior ampliação já registrada em sua composição. Durante sessão administrativa, foram eleitos e empossados oito novos desembargadores, elevando para 19 o número de membros que compõem o órgão máximo do Judiciário tocantinense.


A ampliação é resultado da Lei Complementar Estadual nº 153/2024, que aumentou o total de vagas de 12 para até 20 desembargadores. Das oito vagas criadas, sete foram preenchidas durante a sessão e uma segue reservada ao quinto constitucional da advocacia, que será ocupada após a definição da lista tríplice pela OAB Tocantins. Também foi preenchida a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador João Rigo.


Antes da sessão, foi entregue a reforma do Salão da Liberdade, local onde ocorrem as sessões do Tribunal Pleno, que passou por adequações estruturais para receber os novos membros e ampliar a capacidade de público.


Critérios de escolha


Os novos desembargadores foram definidos com base nos critérios de antiguidade e merecimento, conforme previsto na Constituição Federal e nas normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do próprio TJTO. No critério de merecimento, foram avaliados pontos como produtividade, desempenho técnico, conduta funcional e atuação na magistratura.


Duas das vagas por merecimento foram destinadas exclusivamente a magistradas, como medida para ampliar a participação feminina no segundo grau de jurisdição.


Tomaram posse, por ordem de antiguidade:

Márcio Barcelos Costa

Nelson Coelho Filho

Gil de Araújo Corrêa

Gilson Coelho Valadares

Silvana Maria Parfieniuk

Luiz Zilmar dos Santos Pires

Edilene Pereira Amorim Alfaix Natário

Hélvia Túlia Sandes Pedreira


Discursos e compromissos


Durante a sessão, a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ressaltou que todo o processo ocorreu com transparência e responsabilidade institucional. O decano da Corte, desembargador Marco Villas Boas, destacou que a ampliação permitirá ao Tribunal incorporar magistrados com grande experiência no primeiro grau, fortalecendo a prestação jurisdicional.


Em nome dos empossados, o desembargador Márcio Barcelos Costa, o mais antigo do grupo, destacou o compromisso com maior celeridade, acessibilidade e efetividade na Justiça tocantinense, além da defesa da Constituição, da democracia e dos direitos fundamentais.


Por decisão dos próprios eleitos, não houve sessão solene. Todos foram empossados imediatamente após a eleição.


Juízes substitutos


Na mesma sessão, o Tribunal Pleno aprovou a indicação de quatro juízes substitutos temporários de desembargadores:

Rubem Ribeiro de Carvalho;

Odete Batista Dias Almeida;

Maria Celma Louzeiro Tiago;

Ana Paula Brandão Brasil.


Nova composição do Tribunal Pleno


Com as mudanças, o Tribunal Pleno passa a contar com 19 membros, incluindo a presidente Maysa Vendramini Rosal e os novos integrantes.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.